segunda-feira, 4 de maio de 2009

Os códigos da inteligência

1º Código da Inteligência - Código do eu enquanto gestor do intelecto
Ensina-nos a filtrar estímulos stressantes, a fazer a higiene psíquica, a reciclar os pensamentos, a reeditar o filme do inconsciente e a construir as janelas paralelas para superar os nosso conflitos.
2º Código da Inteligência - Código da autocrítica: pensar nas consequências dos comportamentos
Código de quem se auto-avalia, de quem pondera os seus actos, avalia os seus comportamentos, se ajusta, se autocorrige, reflecte sobre as suas reacções e faz conjecturas de si mesmo.
3º Código da Inteligência - Código da psicoadaptação ou da resiliência: capacidade de sobreviver às intempéries da existência
A resiliência é a capacidade de um material suportar tensões, pressões, intempéries e adversidades. É a qualidade de se esticar, de ser elástico, de assumir formas e contornos para maneter a própria ontegridade, de preservar a anatomia e manter a essência.
4º Código da Inteligência - Código do altruísmo: capacidade de ser colocar no lugar dos outros
É o segredo da afectividade social, da capacidade de nos doarmos, de cuidarmos e de protegermos quem nos cerca. É o código que expressa a grandeza da alma, a generosidade, a bondade, a compaixão, a indulgência e o desprendimento. É o código que nos vacina contra todas as formas de discriminação e contra o estrelado, o individualismo e o egocentrismo.
5º Código da Inteligência - Código do debate de ideias
É o código que habilita a trabalhar em equipa, a interagir, a trocar experiências e a romper o cerco da insegurança.
6º Código da Inteligência - Código do carisma
É o código da capacidade de encantar, de envolver, de surpreender, de admirar os outros e de se admirar a si mesmo. É o código da afectividade, da amabilidade, da afabilidade e do romantismo existencial.
7º Código da Inteligência - Código da intuição criativa
É o código que liberta o imaginário, expande a inventividade, produz novos conhecimentos, refina o olhar multifocal perante os fenómenos físicos, psíquicos e sociais para oa poder analisar sob múltiplos ângulos. É o código que alicerça o processo de observação, dedução, indução e raciocínio esquemático.
8º Código da Inteligência - Código do eu enquanto gestor da emoção
É o código que nos posiciona como administradores dos sentimentos, gestores da insegurança, dos temores, medos, angústias, humor triste, ciúmes, agonia e aflições. É o código que dá um choque de lucidez nas emoçoes, recicla o seu controlo de qualidade, propicia terreno para cultivamos a tranquilidade, o prazer, o júbilo, o deleite e o usufruto existêncial.
O Poder da Inteligência

Sem comentários:

Enviar um comentário