sexta-feira, 13 de março de 2009

Sete Inteligências, segundo Howard Gardner


Howard Gardner tornou pública a ideia de existirem vários tipos de inteligência, identificando sete tipos - a inteligência verbo-linguística, inteligência lógico-matemática, inteligência espaço-visual, inteligência corporal-quinestética, inteligência musical-rítmica, inteligência intrapessoal e inteligência interpessoal.

A inteligência verbo-linguística é a inteligência responsável pela linguagem, e por tudo o que advém da leitura e da escrita. Compreende a capacidade narrativa, as metáforas e as comparações, o raciocínio abstracto, o humor, o pensamento simbólico e elementos semelhantes.

A inteligência lógico-matemática está associada ao raciocínio indutivo, ou ao pensamento científico. Engloba as capacidades de trabalhar com os números e outros símbolos. Este é um tipo de inteligência presente em bancários, contabilistas, cientistas, matemáticos,...

A inteligência espaço-visual é lida com as artes visuais, como a pintura, e áreas como a navegação, elaboração de mapas e a arquitectura, as quais exigem uma capacidade de usar o espaço e imaginar as suas relações. Requer uma grande capacidade de imaginar objectos em várias perspectivas, mentalmente.

A inteligência corporal-quinestética é uma capacidade física de exprimir emoções, como na dança e nos mais variados desportos. Engloba capacidades como andar de bicicleta, nadar ou conduzir um carro, para as quais é necessário memória muscular. Envolve especificamente destreza física que não requer pensamento consciente.

A inteligência musical-rítmica engloba a capacidade de reconhecer padrões rítmicos e tonais, e a sensibilidade em relação aos sons que rodeiam a pessoa, especialmente a voz humana e os instrumentos musicais. Este tipo de inteligência está patente em músicos e professores de música. Esta sensibilidade auditiva tem um efeito marcante na consciência e na emoção.

A inteligência intrapessoal concentra-se no eu e diz respeito àquilo a que geralmente designamos por auto conhecimento. Está associada com o restaurar, a consciência espiritual e o controlo das emoções, a intuição e a consciência espiritual. Engloba a consciência, o eu ou identidade e os próprios processos de pensamento - pensar acerca de pensar.

A inteligência interpessoal envolve a capacidade de trabalhar em cooperação com outras pessoas e de comunicar eficientemente tanto verbalmente como de modo não verbal. Alguém com este tipo de inteligência aperceber-se-á dos estados de espírito, do temperamento, motivações e intenções das outras pessoas.

Uma vez compreendidas as várias inteligências, reconhecemo-las facilmente tanto em nós próprios como noutras pessoas. Todos nós somos possuidores das inteligências referidas, uns mais notoriamente que outros.

O Poder da Inteligência

Sem comentários:

Enviar um comentário