sexta-feira, 8 de maio de 2009

Inteligência emocional

A inteligência emocional é um termo relativamente recente, mas já é suficientemente conhecido!
A inteligência emocional é constituida por várias capacidades mentais que nos ajudam a reconhecer e a compreender os nossos próprios sentimentos, assim como os dos outros.
A inteligência emocional engloba algumas das várias inteligências que já reconhecemos, incluindo, em particular a inteligência intrapessoal e interpessoal, Referindo-se, geralmente, a cinco domínios:
  • Conhecer as suas próprias emoçoes;
  • Lidar com as suas emoções;
  • Motivar-se a si próprio;
  • Reconhecer emoções noutras pessoas;
  • Lidar com relacionamentos.
A inteligência emocional, existe, em particular, nas capacidades de grupo e as energias de ordem emocional de que se precisa para ter sucesso na vida, independentemente dos nossos feitos académicos ou resultados de Q.I. Uma pessoa pode ser muito bem ralaizado a nível escolar, e ter difículdade em se relacionar com os outro, assim demonstra um grau de inteligência elevado na globalidade, e uma baixa inteligência emocional.

O poder da inteligência



quarta-feira, 6 de maio de 2009

O que produz a inteligência?

Os princípios em que se pensa basear a inteligência, e as características que ela parece abranger, são também muito diversificadas como as suas definições.
Cyril Burt e C.E, psicólogos britânicos, defendem que a inteligência é, em primeiro lugar, uma entidade individual e mensurável e, em segundo lugar, que é algo inato e imutável. Em contrapartida o psicólogo L.L.Thurston, demonstrou sete capacidade mentais primárias:
  • Compreensão verbal;
  • Fluência verbal;
  • Capacidade computacional;
  • Visualização espacial;
  • Memória associativa;
  • Rapidez de percepção;
  • Raciocínio.

A inteligência pode ou não ser inata. Em alguns casos nascem grandes crânios com capacidades de excelência, contudo, não se destacam em todas as áreas, mas sim, em áreas muito especificas. Nos casos em que a inteligência não é inata, o indivíduo, tende a desenvolve-la ao longo da sua vida, através de experiências pessoais ou de estudo. Muitas capacidades como o raciocínio, a percepção requerem muito treino e táctica. Não basta ser apenas possuidor e inteligência é necessário saber usa-la.

O poder da inteligência

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Os códigos da inteligência

1º Código da Inteligência - Código do eu enquanto gestor do intelecto
Ensina-nos a filtrar estímulos stressantes, a fazer a higiene psíquica, a reciclar os pensamentos, a reeditar o filme do inconsciente e a construir as janelas paralelas para superar os nosso conflitos.
2º Código da Inteligência - Código da autocrítica: pensar nas consequências dos comportamentos
Código de quem se auto-avalia, de quem pondera os seus actos, avalia os seus comportamentos, se ajusta, se autocorrige, reflecte sobre as suas reacções e faz conjecturas de si mesmo.
3º Código da Inteligência - Código da psicoadaptação ou da resiliência: capacidade de sobreviver às intempéries da existência
A resiliência é a capacidade de um material suportar tensões, pressões, intempéries e adversidades. É a qualidade de se esticar, de ser elástico, de assumir formas e contornos para maneter a própria ontegridade, de preservar a anatomia e manter a essência.
4º Código da Inteligência - Código do altruísmo: capacidade de ser colocar no lugar dos outros
É o segredo da afectividade social, da capacidade de nos doarmos, de cuidarmos e de protegermos quem nos cerca. É o código que expressa a grandeza da alma, a generosidade, a bondade, a compaixão, a indulgência e o desprendimento. É o código que nos vacina contra todas as formas de discriminação e contra o estrelado, o individualismo e o egocentrismo.
5º Código da Inteligência - Código do debate de ideias
É o código que habilita a trabalhar em equipa, a interagir, a trocar experiências e a romper o cerco da insegurança.
6º Código da Inteligência - Código do carisma
É o código da capacidade de encantar, de envolver, de surpreender, de admirar os outros e de se admirar a si mesmo. É o código da afectividade, da amabilidade, da afabilidade e do romantismo existencial.
7º Código da Inteligência - Código da intuição criativa
É o código que liberta o imaginário, expande a inventividade, produz novos conhecimentos, refina o olhar multifocal perante os fenómenos físicos, psíquicos e sociais para oa poder analisar sob múltiplos ângulos. É o código que alicerça o processo de observação, dedução, indução e raciocínio esquemático.
8º Código da Inteligência - Código do eu enquanto gestor da emoção
É o código que nos posiciona como administradores dos sentimentos, gestores da insegurança, dos temores, medos, angústias, humor triste, ciúmes, agonia e aflições. É o código que dá um choque de lucidez nas emoçoes, recicla o seu controlo de qualidade, propicia terreno para cultivamos a tranquilidade, o prazer, o júbilo, o deleite e o usufruto existêncial.
O Poder da Inteligência

sábado, 2 de maio de 2009

Armadilhas da mente humana

As armadilhas da mente humana bloqueiam a capacidade de decifrar os códigos da inteligência, e, por conseguinte, a incapacidade de decifrar determinados códigos constrói essas armadilhas. Estas, impedem o desenvolvimento da excelência psíquica, afectiva e profissional.
1ª. armadilha da mente humana: O conformismo
O conformismo é a arte de se acomodar, de não reagir e de aceitar passivamente as dificuldades psíquicas, os acontecimentos sociais e as barreiras físicas. O conformista impede o eu de lutar pelos seus ideias, de investir nos seus projectos e de transformar a sua história.
2ª. armadilha da mente humana: O "coitadismo"
O "coitadismo" é a arte de ter compaixão por si próprio. As pessoas que sofrem do "coitadismo" são pessoas com um notável potencial mas que atiram esse mesmo potencial para o lixo. Incorporam o papel dramático e autopunitivo com que se programaram para ser fracassados.
3ª. armadilha da mente humana: O medo de reconhecer os próprios erros
O medo de reconhecer os próprios erros é acima de tudo o medo de ser assumir como um ser humano com as suas próprias imperfeições, defeitos, fragílidades, idiotices e incoerências.
4ª. armadilha da mente humana: O medo de correr riscos
O medo de correr riscos bloqueia a capacidade inventiva, a liberdade, a ousadia.
O Poder da Inteligência